1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Pires.
1.1TÍTULO DO PROJETO
Incentivo ao hábito da leitura.
1.2 ENDEREÇO
Rua Andréa,5039 –Bairro Aponiã.
1.3 DIREÇÃO
Alzira Barros
1.4 PERÍODO DE EXECUÇÃO
05/09/2008 a 30/09/2008.
2 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ACADÊMICA
2.1 INSTITUIÇÃO
Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnologia – FATEC-RO.
2.2 Curso: Pedagogia
2.3 Habilitação: 6º período
2.4 Docente: Edna Cordeiro
2.5 Acadêmica: Chalina Santana da Silva Nobre
3 DIAGNÓSTICO
3.1 ASPECTOS: GEOGRÁFICO E FÍSICO
A escola encontra-se no bairro da zona norte na cidade de Porto Velho – RO, é uma área muito urbanizada, no entorno da escola há iluminação pública, asfalto, calçada, na rua Andréa que faz esquina com a Av. Calama onde há um semáforo e também há um campo de futebol nas proximidades.
O prédio não é novo mas está bem conservado é todo murado, com 7 salas de aula que possuem ventiladores e boa iluminação; biblioteca com ar-condicionado, 1 televisão e 2 aparelhos de DVD e amplificador; 1 secretaria que tem ar-condicionado mas está com defeito e também 1ventilador funcionando, 1 computador com impressora, 1 banheiro para os funcionários ; sala da diretoria com 1 ar-condicionado, 1 freezer, 1 geladeira 1 computador e impressora em bom estado de conservação; cozinha com fogão, geladeira e armário; depósito de merenda com 1 freezer; sala de professores com ar-condicionado; banheiros feminino e masculino para os alunos; bebedouro, a maioria está em ótimo estado de conservação e funciona tecnicamente; pátio coberto com mesas de refeitório, vários cartazes com informações e com tabalhos dos alunos.
3.3 ASPECTOS ADMINISTRATIVO, PEDAGÓGICOS E SOCIAIS
O corpo técnico é composto pela diretora, que foi eleita pela comunidade escolar, vice-diretora, supervisoras, orientadores, secretária e auxiliares de secretaria, merendeiras e professores. Os recursos financeiros são administratados pela diretora com a colaboração dos funcionários.
4 JUSTIFICATIVA
Neste trabalho uma reflexão aos profissionais de educação envolvidos com a tarefa não só de ensinar, mas preparar o indivíduo, sobre a importância da formação de conceitos de leitura para cidadãos participantes e conscientes de sua atuação na sociedade. Por compreender a oportunidade que o ambiente escolar traz, para ensinar a leitura como uma fase formativa do ser humano, que em interação com as demais atividades sociais, cria as diferentes possibilidades de construção e reconstrução de conceitos sobre as coisas do mundo e incentivo ao hábito de leitura aos educandos nessa instituição.0
4.1 PRINCIPAIS DEMANDAS DO PROJETO
Alunos do ensino fundamental do turno vespertino.
5 FOCO ESTRATÉGICO
Desenvolver atividades relativas a leitura com alunos do1º e 2º ano do ensino fundamental do turno vespertino.
6 OBJETIVOS
6.1 OBJETIVO GERAL
Realizar atividades de incentivo ao hábito da leitura para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.
6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Realizar tarefas de reforço com leitura e escrita com os alunos do 1º e 2º ano do ensino Fundamental.
Executar atividades de leitura, como contações de histórias, produção de textos e debates relacionados a estes.
7 RESULTADOS ESPERADOS
Que os 24 alunos do 1º e 2º ano atendidos por este projeto sintam-se motivados a realizarem as atividades escolares e que desenvolvam as capacidades de leitura e escrita.
8 METODOLOGIA
• Auxílio no horário de reforço;
• Contação de história;
• Apresentação de vídeo de história infantil;
• Monitoramento de jogos e brincadeiras.
9 CRONOGRAMA
DATA AÇÃO RECURSO
11/09 a 17/09/08 Atividades de leitura e escrita -
18/9/08 Exibição de vídeo e teatro com fantoches -
22/09/08 Atividades de leitura e escrita _
23/09/08 Atividade com jogos pedágogicos -
24/09/08 Atividade de leitura -
25/09/08 Brincadeiras pedagógicas -
26/09/08 Atividade de escrita -
29/09/08 Exibiçao de vídeo -
30/09/08 Atividades de reforço com leitura -
REFERÊNCIAS
De Paula Elaine; De Paula Giovani; Gonçalves José Luiz. A Importância da Leitura na Educação Infantil e Séries Iniciais Como Instrumento de Informação, Aprendizagem e Lazer. Disponível em
Furasté, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico Elaboração, Formatação e Explicitação das Normas da ABNT.14. ed. Porto Alegre: [s.n], 2006.
Pereira Elinéia Silva, Pereira Luana dos Santos, Monografia Leitura: Produção escrita e conhecimento, 372.4/ S 586 i, Porto Velho. 2006 – FATEC -RO.