terça-feira, 7 de abril de 2009

Como se ensina




Esse texto aborda sobre ensino na descrição das autoras e fala do ensino intencional e suas característica. Primeiro esclarecendo que ensino é diferente de aprendizagem, pode haver aprendizagem sem ensino, e nem sempre o ensino produz aprendizagem esperada. A aprendizagem é um processo interno, que ocorre no interior da mente de uma pessoa, já o ensino é uma atividade visível.
As autoras começam essa análise pormenorizada de cada aspecto do ensino aqui relacionado em que ensinar é uma atividade com intenções que devem ser acompanhadas por responsabilidade do educador e da sociedade. Afinal o educador ensina para transformar a sociedade porque quer algo melhor para seus alunos, projeta um futuro para eles. O ensino é uma atividade que compromete moralmente quem o realiza. Não é uma atividade neutra.
Em nossa sociedade, a prática social de ensinar está regulamentada pela estrutura política, por meio do direito de aprender e do direito de ensinar. O que limita as intenções do educador.
Ser responsável pela relação interpessoal implica que o educador administre seus próprios sentimentos para ter uma boa relação com os alunos. Antecipe os sentimentos e ajude os alunos a administrá-los.
É preciso observar os currículos na hora de ensina, existem conteúdos que não estão de acordo com a realidade do aluno.
É necessário também que o educador tenha uma boa relação interpessoal manter um bom clima de trabalho na aula e estimular a motivação para aprender.
O professor que cria uma situação que permite o aluno a aprender usa então sua estratégia de ensino. Finalmente nesse estudo fala-se sobre avaliação.



REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

FAIRSTEN, Gabriela Alejandra – GYSSEILS, Silvana. Como se ensina. São Paulo, ed. Loyola, 2005.

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