sábado, 27 de junho de 2009

Curso: PEDAGOGIA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Coordenação: PEDAGOGIA Período : 7º
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Disciplina:Planejamento Educacional Código PED-030
Carga Horária : 80 horas Validade: desde 2006.1
Pré-Requisito:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ementa:

Conceituação de Planejamento nos diferentes enfoques. Histórico do planejamento. O papel do Estado no planejamento: Fatores-econômicos - sociais e o planejamento da Educação. Elaboração, Execução, controle e avaliação do plano educacional. Considerações sobre o planejamento da Educação no Brasil num intercâmbio com outros países. Burocracia, eficiência e a teoria organizacional. Planejamento Educacional, projeto - político pedagógico e gestão escolar.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Objetivos Gerais:

Levar o educando a ampliar o campo de visão sobre o planejamento como princípio para uma prática pedagógica democrática e a construção de novas teorias para a educação.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Conteúdo Programático

Conceituação de planejamento nos diferentes enfoques tais como: Planejamento pedagógico e empresarial.
Planejamento: Processo de globalização, interdisciplinaridade e integração curriculares.
O planejamento como ponto de partida para uma pedagogia de projetos hoje.
A historia do planejamento origens e concepções
A literatura sobre planejamento e as contribuições da sociologia e da filosofia da educação
A Escola do ponto vista do planejamento no contexto da educação básica.
O papel do Estado no planejamento.
O planejamento e os fatores econômicos e sociais - implicações em resultados.
O planejamento em educação: perspectivas.
O planejamento como processo de elaboração: constituintes e constituídos.
Execução do planejamento: uma prática educativa em vigência.
Como organizar e controlar ações de planejamento.
Avaliação do planejamento em curso.
Avaliação e perspectivas de resultados.
O planejamento educacional no Brasil - perspectivas e tendências vinculadas a outros países.
Fundamentos do planejamento educacional no Brasil e em outros países.
Processo de elaboração de planos a partir da realidade da escola
O marco referencial e seus desdobramentos
Como proceder ao diagnostico: pesquisa e juízo.
A programação: como construir indicativos e ações para resolver um problema na escola.
Constituição de planos globais de curto e médio prazo na escola: como proceder?
Critérios pra elaboração, execução e avaliação participativa de planos.
Trabalho na escola/comunidade na elaboração de planos educacionais.
Trabalho na escola na perspectiva da participação no planejamento educacional.
O plano na sala de aula: confecção a partir da observação na sala de aula.
A necessidade dos planos administrativos e setoriais.
O planejamento e a organização como fatores de homogeneização e identidade.
Práticas de projetos na escola - uma nova aprendizagem.
Temas transversais/polêmicos - como trabalhar a partir do planejamento.
Projeto político pedagógico - o que è? Como se faz?
Concepções sobre o projeto político – pedagógico como uma referencia que nasceu a partir da necessidade do planejamento na escola.
P.P.P: Dimensões e entraves no processo de construção.
Gestão Escolar: Como a escola se organiza a partir da sua realidade e da suas necessidades.
A gestão escolar democrática: Uma proposta para um projeto político pedagógico
Apresentação de resultados a partir das intervenções feitas na construção do P.P.P. na escola.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Metodologia

As atividades de sala de aula serão desenvolvidas através de aulas expositivas, palestras, debates, seminários, pesquisa bibliográfica, trabalhos em grupo,


----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bibliografia Básica

BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 26. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
KUENZER, Acácia Zeneida; CALAZANS, Maria Julieta Costa e GARCIA,Walter. Planejamento Educacional no Brasil. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2003



Bibliografia Complementar

LUCK, Heloísa. A Escola Participativa: O Trabalho do Gestor Escolar. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Gestão Democrática da Educação. 6 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002

Nenhum comentário: