sábado, 27 de junho de 2009

PLANO DE AULA

FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA
FATEC-RO
TEMA: PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
SÉRIE/ANO: 7º PERÍODO DE PEDAGOGIA

OBJETIVO GERAL:
Conscientizar os acadêmicos sobre a importância do planejamento;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver uma dramatização que simule uma situação sobre o planejamento escolar.

CONTEÚDO:
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Podemos definir planejamento educacional como o caminho para execução de um currículo escolar, ou seja, é ele que direciona as atividades de acordo com as necessidades e possibilidades do educando e da comunidade.
Para isso precisa-se fazer o planejamento curricular que é a forma de colocar em ação o planejamento educacional, considerando e delimitando os objetivos dos diversos graus de ensino.
O planejamento de ensino indica a atividade direcional, metódica e sistematizada que será empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca de propósitos definidos, ou seja, é um nível mais especifico de execução do planejamento curricular.
O planejamento de curso é a previsão do que melhor se possa fazer no setor de currículo, durante um período letivo, a fim de executar o planejamento curricular de maneira eficiente e com sentido de continuidade.
O planejamento de unidade representa a previsão mais detalhada e precisa do que é o planejamento de curso, de todas as atividades e recursos necessários para a definição de unidade de programa de uma atividade por meio do processo ensino-aprendizagem. As unidades não são mais do que unidades de aprendizagem, isto é, conjuntos de fatos, dados ou comportamentos inter-relacionados.
O plano de aula é um projeto de atividade. Destina-se a indicar elementos concretos de realização da unidade didática e, consequentemente, o plano de curso.
O planejamento de aula serve para o professor refletir e sistematizar o que irá executar em sala de aula para que não ocorra uma simples improvisação.

HIERARQUIA E RELACIONAMENTO DOS PLANEJAMENTOS

Na esfera educacional o processo de planejamento ocorre em diversos níveis, segundo a magnitude da ação que se tem em vista realizar.
O planejamento educacional é o mais amplo, geral e abrangente. Prevê a estruturação e o funcionamento da totalidade dos sistema educacional. Determina as diretrizes da política nacional de educação.
A seguir, temos o planejamento curricular, que está intimamente relacionado às prioridades assentadas no planejamento educacional. sua função é traduzir, em termos mais próximos e concretos, as linhas-mestras de ação delineadas no planejamento imediatamente superior, através de seus objetivos e metas. Constitui o esquema normativo que serve de base para definir e particularizar a linha de ação proposta pela escola. Permite a interrelação entre a escola e a comunidade.
Logo após, temos o planejamento de ensino, que parte sempre de pontos referenciais estabelecidos no planejamento curricular. Temos, em essência, neste tipo de planejamento, dimensões:
• filosófica, que explicita os objetivos da escola;
• psicológica, que indica a fase de desenvolvimento do aluno, suas possibilidades e interesses;
• social, que expressa as características do contexto sócio-econômico-cultural do aluno e suas exigências.
Este detalhamento é feito tendo em vista o processo ensino-aprendizagem.
Assim, chegamos ao nível mais elementar e próximo da ação educativa. É através dele que, em relação ao aluno:
• prevemos mudanças comportamentais e aprendizagem de elementos básicos;
• propomos aprendizagens a partir de experiências anteriores e de suas reais possibilidades;
• estimulamos a integração das diversas áreas de estudo.
Como vemos, o planejamento tem níveis distintos de abrangência; no entanto, cada nível tem bem definido e delimitado o seu universo. Sabemos que um nível particulariza - um ou vários - aspectos delineados no nível antecedente, especificando com maior precisão as decisões tomadas em relação a determinados eventos da ação educativa.
A linha de relacionamento se evidencia, então, através de escalões de complexidade decrescente, exigindo sempre um alto grau de coerência e subordinação na determinação dos objetivos almejados.

METODOLOGIA:

Aula expositiva e dramatização.

RECURSOS DIDÁTICOS:
 Livros de didática;
 Conteúdos pesquisados;
 Pincel para quadro;
 A voz.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através de perguntas do grupo à turma sobre o conteúdo de forma oral.





PLANO DE ENSINO
DADOS DA DISCIPLINA
Curso: Administração
Nome da Disciplina: Sistemas Comunicação e Expressão Ano: 2009
Termo: 1°
Carga Horária: 60 h
Docente Responsável: Nelson Nobre
EMENTA:
Processo de leitura : exploratória, seletiva, reflexiva e interpretativa. Leitura e pseudo-leitura.
Elaboração de textos e estruturas gramaticais. A utilização de registros adequados a partir da correta expressão lingüística. Redação técnica e oficial.
OBJETIVOS GERAIS: Desenvolver no aluno a capacidade de expressão escrita por meio da prática de produção textual.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Teoria da Comunicação.
2. Técnicas de Comunicação.
3. Comunicação e Expressão Oral.
4. A Comunicação e o profissional de Administração.
5. A Comunicação na área do Comércio Exterior (relação com línguas estrangeiras)
6. Teoria do texto.
7. Estrutura do texto.
8. Produção Textual – Técnicas de Redação (Narração e Dissertação).
9. Coerência e Coesão Textual.
10. Discurso e Argumentação.
11. Redação Empresarial.
12. Estruturas gramaticais.
13. Leitura de dois livros (escolhidos pelos alunos e apresentados (oralmente) para a turma.
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM (METODOLOGIAS DE SALA DE AULA):
Aulas expositivas, discussão de textos, apresentação de seminários.
AVALIAÇÃO:
RECURSOS NECESSÁRIOS:
Pincel de quadro, projetor de multimídia, livros.
BIBLIOGRAFIA: BÁSICA; COMPLEMENTAR:
FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o Trabalho Científico: Elaboração, Formatação e Explicitação das Normas da ABNT. 14 ed. Porto Alegre: [s.n.], 2006.
PLANO DE CURSO
Objetivos Gerais:
• Desenvolver o hábito da leitura e da escrita;
• Desenvolver a imaginação e a criatividade;
• Despertar o prazer pela leitura e pela produção de textos de diferentes gêneros;
• Proporcionar momentos de lazer, diversão, entretenimento e valorização da arte.
Objetivos Específicos:
• Recitar poemas;
• Dramatizar textos;
• Ouvir, ler, cantar músicas;
• Ler, interpretar e produzir textos em gera, inclusive, cordéis e jornais murais;
• Realizar estudos dirigido.
Conteúdos significativos:
• Leitura, interpretação e produção de textos;
• Estudo comparativo da gramática através dos textos;
• Linguagem verbal, não – verbal e mista;
• Elementos e funções da comunicação;
• Analise fonológica [fonema, letra, sílaba, divisão silábica];
• Ortografia;
• Acentuação gráfica;
• Pontuação;
• Concordância e regência adequadas ao nível do aluno.
Público-alvo:
Os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental do turno vespertino .
Estratégias:
Apresentação de trabalhos individuais e coletivos em sala de aula; leitura, interpretação e produção de textos; recitação de poemas; dramatização de textos e canto; estudo dirigido; pesquisas; execução de exercícios escritos no caderno e no quadro.
Metodologia:
O método a ser aplicado partirá da construção do conhecimento através da leitura, pesquisa e produção de textos bem como da apresentação de trabalhos escritos e orais, individuais e coletivos pelos alunos.
Recursos:
CD player, Cds de áudio, Dvd, letras de músicas, poemas, textos em geral, folhas brancas, folhas pautadas, cartolinas, pincéis atômicos, livros didáticos, dicionários, enciclopédias, livros de literatura infanto-juvenil, cordéis.
Avaliação:
Através da observação em relação ao interesse, à participação, ao desempenho, aos trabalhos produzidos oralmente ou por escrito, individuais ou coletivos e às provas escritas e orais.
Cronograma:
Ano letivo 2009.
Observação:
A concretização deste plano de curso dependerá de recursos para ser colocado em prática e da motivação adequada dos alunos.
Bibliografia:
Almanaque Abril. Enciclopédia de atualidades 2006. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:
Língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: 1997.
Cabral, Isabel Cristina Martelli. Palavra aberta – 5ª série: Ensino Fundamental / Isabel Cabral. – 2ª ed. ver. E atual – São Paulo: Atual, 2000.
Cabral, Isabel Cristina Martelli. Palavra aberta – 6ª série: Ensino Fundamental / Isabel Cabral. – 2ª ed. ver. E atual – São Paulo: Atual, 2000.
http://geocities.yahoo.com.br/leitura.









PLANO DE UNIDADE:
Refere-se às unidades que no contexto da disciplina formam um todo; ex. na matéria Informática temos como unidade :
Técnicas de Programação, Linguagens de Programação, Formação de Arquivos um todo completo formado pôr 3 tópicos básicos;
Unidade: Informática Carga Horária : 12 horas
Objetivos Específicos Conteúdo Estratégia de Ensino Recursos de Ensino e bibliografia Avaliação
Orientar para o uso de metodologias de sistemas Teoria e exercícios voltados a técnica de desenvolvimento de sistemas Utilização de casos reais Apostilas
Transparências
Vídeos Trabalhos
Provas
Exercícios de classe









FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA
FATEC-RO



PLANEJAMENTO EDUCACIONAL


Chalina Nobre
Leonilson Bittencourt
Marco Souza
Elisângela Brizard







Porto Velho
2009

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