sábado, 13 de março de 2010

Resenha= A Bolsa Amarela

O romance de Lygia Bojunga Nunes aparece junto ao público infanto-juvenil assim como, em outras obras dessa autora podemos observar cuidados coma as principais características de obras literárias infantis, como a simplicidade na linguagem, sem torná-la artificial, sendo assim agradável ao leitor de qualquer idade.
Outra importante característica é a ilustração que esse livro traz é significativa e ajuda o leitor imaginar a descrição feita pelo narrador que no caso é a personagem principal a Raquel, sem atrapalhar a conotação dos detalhes, porém alguns leitores de menor idade ou que não são muito familiarizados com a literatura sintam faltam de estímulos visuais como desenhos coloridos e etc. contudo mesmo assim os desenhos que contém no livro conseguem descrever o que a personagem imagina e vive.
Uma história que conta episódios reais como os relacionamentos e conflitos da menina e sua família e os ilusórios como é o caso do galo afonso e da guarda-chuva que moram na bolsa.
É um tema alegre, divertido, cheio de aventuras sem ser pedagógico, pode se dizer então que essa prosa da Lygia traz com ela veiculada esses pontos importantes que seduz o leitor pelo lúdico que aliado às mensagens desafiam o leitor propondo-lhe problemas cujas soluções dependeriam de sua habilidade em jogar, de sua capacidade criativa para dar respostas às situações novas tendo aí o prazer intimamente associado.

Nenhum comentário: