Introdução sintética
       Morin inicia, dizendo que a educação ensina conhecimentos e saberes. Porém nunca se ensina o que é o conhecimento, onde o seu maior problema é o erro e a ilusão.
           Traduzindo que todo conteúdo que é repassado, pode existir um erro na sua reconstrução.
Porque o ensino fragmentado, sem contexto esclarecido, impede a capacidade de aprendizagem.
           Morin diz: “Não se pode conhecer as partes sem conhecer o todo, nem conhecer o todo sem conhecer as partes”.
           Portanto o indivíduo não pode viver sem interagir, porque faz parte da sociedade e a sociedade somos nós.
          E para que isso aconteça é necessário convergir todas as disciplinas conhecidas para a identidade e condição humana.
         Porque segundo o autor, a historia tem que ser ensinada pois houve muitas coisas inesperadas e não temos certeza do futuro.
         Dentro dessa analise conhecer o nosso planeta e os processos de todas as ordens, econômicas, ideológicas, sociais é difícil e complexo é verdadeiro desafio para o conhecimento.
         Mas é importante com toda essa complexidade universal o individuo preparar-se e ter consciência social que o leva a cidadania e a exercer sua responsabilidade.
       A ética do gênero humano está se desenvolvendo a partir da união e ao mesmo tempo da fragmentação do planeta, quem sabe ao superarmos esse caos talvez começaremos a civilizar a terra.
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