quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Liderança docente

VOCÊ É LIDER DE SUA VIDA

César Souza, autor de "Você é o líder de sua vida", agora também lançado em Portugal, responde exclusivamente para o Portal NetEducação, sobre como aplicar sua teoria e prática para os professores. Leia e envie um e-mail para ele com a sua posição e seus comentários, através do Portal NetEducação.

Entrevista

Nas escolas, um dos maiores desafios dos educadores é aguçar a curiosidade dos jovens e despertar o interesse e a motivação para continuar aprendendo. Se a motivação para o verdadeiro líder encontra-se dentro dele mesmo, como trabalhar externamente para que o seu motivo desperte interiormente?

RESPOSTA: O papel do líder educador é despertar nos outros o desejo para aprender algo. Não é ensinar. É ajudar os outros a aprender. Assim, cabe ao educador criar um clima de aprendizagem, com comportamentos, hábitos, mecanismos que ajudem os outros a aprender. Uma vez um mestre de obras de uma empresa de construção me disse que ¿aprendizagem se dá por sucção!¿ ou seja, os alunos têm de ter o desejo de aprender, de fazer sucção. O papel do líder educador é criar essas condições. O verdadeiro líder forma outros lideres e não apenas seguidores. Assim sendo, precisa despertar curiosidade, iniciativa, capacidade de perguntar, criatividade, capacidade de enfrentar riscos. Tudo isso em vez do papel tradicional onde professores desejam muitas vezes formar alunos obedientes que saibam dar respostas em vez de formular perguntas.

Atualmente nas escolas é defendido o trabalho cooperativo ao invés do trabalho competitivo. Nas empresas acontece a formação de grupos de trabalho numa perspectiva de cooperação, mas o que regula o mercado é a concorrência, ou seja, a competição. Trazendo para a ambiência escolar, como delimitar a tênue linha que separa o grupo (que coopera) da equipe (que compete)?

RESPOSTA: A melhor forma de competir é cooperar. Ou seja para sermos competitivos temos de saber montar e operar parcerias com fornecedores, com comunidades, com outros departamentos da empresa e em alguns casos com concorrentes pois as vezes consórcios e joint ventures são necessários. A melhor forma de competir, é cooperar!. A Palavra chave não existe: COO-PETIÇÃO
A liderança exercida em tempo integral não restringe a visão de mundo da pessoa que a exerce? Para ser um bom líder não é preciso também ter sido liderado em algum momento? Ou até, no momento em que se liderar?

RESPOSTA: Não . Liderança Integral não significa liderar o tempo todo. Significa ser coerente nas diversas dimensões da vida. Ser líder no trabalho e ter os mesmos princípios em casa e na comunidade. Não ser incoerente, ou seja, apregoar coisas quando está engravatado no escritório e cometer deslizes em casa com filhos, ou com a namorada depois. Esse o sentido de Líder Integral. Claro que o bom líder sabe ser liderado e mesmo quando lidera abre espaço para a liderança dos outros. O Líder Integral sabe também ser liderado pelos outros em casa, no escritório e na comunidade

Como avaliar do ponto de vista pessoal, se a liderança exercida, de fato desperta a vontade dos outros de serem líderes ou apenas referenda um discurso politicamente correto frente a esse líder?

RESPOSTA: Difícil essa resposta. Mas o verdadeiro líder sabe distinguir quando sua equipe é sincera ou quando está apenas jogando para a platéia. Quando o líder dá o melhor de si e é sincero, sua equipe tende a dar o melhor de si e as pessoas tendem a ser sinceras. Quando o líder joga para a platéia, as pessoas percebem e fazem o jogo de fingimento. A chave está em como líder se posiciona frente a sua equipe. Equipes são espelho, são reflexos de seus líderes.

Qual é o principal valor humano que norteia as ações de um líder?
RESPOSTA: São 3 valores chave: Integridade, integridade e Integridade!

Nenhum comentário: