sábado, 8 de novembro de 2008

O SABER DO SENSO COMUM OU CONHECIMENTO EMPÍRICO
¡1) Saber = deriva da língua latina = sapere = ter sabor, ter gosto para.
¡2) A função da memória e da associação:
¡a) Memória: ela registra as experiências vividas conforme a capacidade e a disposição estabelecida.

¡a.1) Elementos da Memória: 1º fixação das lembranças = tornar firme estável; 2º sua conservação = resguardar de danos; 3º revogação = anular; 4º o reconhecimento = admitir como legal e o 5º a localização = determinar o local de.
¡b) Associação: é a ligação automática das idéias. Aristóteles dizia que a associação se dava por contigüidade = o inverno evoca o frio; semelhança = o tapete verde evoca a campina e o contraste = o branco evoca o preto.

¡3) Crenças: significa conhecimento vulgar, isto é, opõe-se ao conhecimento com razão de causa.
¡4) Religiosidade Popular: as manifestações religiosas em que na sua expressão encontram-se misturados elementos pagãos e cristãos e o sagrado e o profano. Ex. pastor, benzedor, médium. E os lugares: igrejas, templos etc.
¡5) A Função da Tradição: a transmissão de modo vivo, de geração em geração de um conjunto de idéias, costumes, usos e sentimentos de um indivíduo e/ou de um grupo.

¡6) A Relação Sabedoria Popular & Ciência: os dois conhecimentos partem do princípio das idéias, mas, apenas a ciência tem o crivo da razão.
¡7)Conhecimento Empírico: é a escola de Epistemologia (na filosofia ou psicologia) que avança que todo o conhecimento é o resultado das nossas experiências (ver teoria da "Tábula Rasa" de John Locke). O empirismo é um aliado próximo do materialismo (filosófico) e do positivismo, sendo oposto ao racionalismo europeu continental ou intuicionismo (intuitionismo).

O SABER CIENTÍFICO
¡1) Conhecimento Científico:
a) Os assuntos devem ser bem caracterizados e delimitados;
b) Possua métodos próprios de investigação.
¡2) Características do Conhecimento Científico: trabalha com fenômenos regulares, em que as mesmas causas sucedem-se os mesmos efeitos entre fenômenos e grupos de fenômenos:
a) Lei: é a demonstração da relação necessária entre os fenômenos;

b) Teoria: é o produto da especialização global e sensata de um fato cujas hipóteses foram comprovadas numa análise interpretativa;
c) Generalidades ou Princípios: nas Ciências Humanas ou Sociais, os dados, os fatos ou fenômenos são variáveis.
¡3) Estrutura Metodológica da Atividade Científica:
a) Formulação do Problema;
b) Planejamento do Projeto de Pesquisa;
c) Coleta de Dados;

d) Análise Sistemática dos Fatos e Dados Coletados;
e) Conclusões, após reflexão intensa sobre os resultados obtidos na pesquisa.
¡4) Formulação de Hipóteses e Obtenção de Modelos:
a) Hipóteses: são fundamentais para a elaboração de uma Lei;
b) Raciocínio hipotético-dedutivo: é a forma que parte de uma noção geral ou de uma hipótese, onde se deduz conclusões;
c) Raciocínio indutivo: parte do exame de uma idéia ou de um fato particular conclui-se por uma idéia geral;

d) Raciocínio analógico: analogia é a relação de semelhanças, correspondência ou correlação existente entre duas ou mais coisas ou fatos, parte dos casos particulares para os de semelhanças;
e) Retrodução: é uma pesquisa feita a partir de uma anomalia (irregularidades, anormalidades) verificada numa teoria;
f) Modelo: é definido como aquilo que serve de padrão;
g) O Problema do acaso: um acontecimento isolado, ocorrido sem a vontade do sujeito;

h) A Falsa ciência: as pessoas podem errar por vários motivos, mas dois são extremamente importantes. Causas Lógicas: a)falta de atenção; b)dispersão; c)falta de memória. Causas Morais: a)vaidade; b)preguiça; c)interesse político; d)interesse pessoal;
i) O sentido do progresso: a ciência evolui quando as necessidades impostas pela realidade exigem explicações e soluções de questões práticas e teóricas. Karl Popper dizia “a ciência evolui em uma escala evolutiva”;

j) A Ciência e a Técnica: implica em experimentar, verificar como a atividade manual e técnica foi menosprezada pelos intelectuais em geral e pelos filósofos de modo particular; seria de extrema ousadia posicionar-se contrariamente a essas concepções;
k) A Ciência básica: nos permite compreender o mundo;
l) A Ciência Aplicada: em troca não existe sem a “pura”;
m) Filosofia Científica: sendo falsa, pode descarrilar a política científica.

O SABER FILOSÓFICO
¡Percebendo as explicações fundadas num saber de senso comum e procurar outras razões para justificar a convicção no que vê e sente, assim então, começará a filosofar.

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