quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Resenha do 3º cap. de didática - Libâneo

Teoria da instrução e do ensino


¹Chalina Santana Nobre
Elisângela Costa Brizard


O autor aborda, em especial, os vínculos da didática com os fundamentos educacionais. A didática como atividade pedagógica escolar, ou seja, como mediação escolar entre objetivo e conteúdos do ensino. Tem como termos fundamentais, os objetivos sócio-pedagógicos, os conteúdos escolares, os princípios didáticos, os métodos de ensino aprendizagem, as formas organizadas, do ensino, aplicação de técnicas e recursos, controle e avaliação da aprendizagem.
O objetivo de estudo é o processo de ensino que é uma conseqüência de atividade do professor e dos alunos com resultado de assimilação de conhecimentos e habilidades.
O processo didático está relacionado entre ensino e aprendizagem com elementos constitutivos da didática que são os conteúdos das matérias, ação de ensinar, ação de aprender.
Para continuar nossa pesquisa vemos aqui algo sobre tendências pedagógicas no Brasil a tradicional e progressivista.
A tradicional vê a didática como uma disciplina normativa, com regras e procedimentos padrões, centrando a atividade de ensinar no professor e usando a palavra como o principal recurso pedagógico já a progressivista entendida como direção da aprendizagem, o aluno é o sujeito desse processo e o professor deve oferecer condições propícias para estimular o interesse dos alunos, podemos observar que a finalidade de ensino é determinada pelos principais objetivos da atuação docente que deve observar se o desenvolvimento do aluno está de acordo com o resultado esperado.
Para que consiga bons resultados o professor deve ter conhecimento do planejamento escolar que no texto o autor levanta os principais pontos, ajudar o aluno a fazer uma assimilação da educação escolar com o contexto de vida, dominar o conteúdo e fazer uma relação com a vida prática, ter capacidade de dividir a matéria em módulos, conhecer as características sócio-culturais e individuais dos alunos, ter domínio de métodos de ensino (não adianta ter conhecimento de conteúdos sem saber como ensinar) ter conhecimento dos programas oficiais, manter-se bem informado ou atualizado. A direção de ensino e aprendizagem requer outros procedimentos do professor e para a avaliação os procedimentos ainda são outros. O profissional deve exercita o pensamento para descobrir constantemente as relações sociais reais que envolvem sua disciplina e a sua inserção nesta sociedade globalizada, ou seja, o aluno deve entender a associação do que está aprendendo e para que serve no seu cotidiano.
O professor deve estimular o aluno a utilizar o aprendizado escolar na vida pratica assim estimulando o interesse individual.

Fonte: DIDATICA, José Carlos Libâneo, ed. Cortez,1994.
1 Acadêmicas do 4º período de Pedagogia da FATEC-RO.


Porto Velho, 18 de agosto de 2007.

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