quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Resenha do filme sociedade dos poetas mortos

Sociedade dos poetas mortos



Chalina Santana da Silva Nobre
4º período H de Pedagogia



Fala sobre uma escola tradicional que em seu sistema parece muito com o regime militar que sabemos na época havia uma hierarquia que não devia se desobedecida, até na escola havia punição física para os desobedientes, com o consentimento dos pais e da sociedade. O livre pensar era proibido. Ela formava para que com o intuito de que seus formandos entrassem nas melhores universidades, ou seja, seus métodos ultrapassados baseavam-se em repetições como exemplo uma cena que em uma solenidade repetem o que chamam de 4 pilares da escola – Disciplina tradição, honra, excelência isso era o que tinham como base, assim formando repetidores e não pensadores.
Os estudantes eram coagidos e aceitavam tudo. Até mesmo porque seus pais assim o queriam. Ainda diziam que era o melhor para eles.
Sem perguntar se é isso era o que queriam. Até que com a saída de um professor chega o professor Keating ex-aluno dessa mesma escola, que na juventude fazia parte de um grupo de rapazes que se encontravam às escondidas para expor sua criatividade e se divertirem esse grupo se intitulava A Sociedade dos Poetas Mortos, que alguns alunos ao conhecerem essa historia resolvem fazer o mesmo, o professor inovou suas aulas com irreverência e animação conquistando-os e valorizando a criatividade de cada um, influenciando-os a pensarem por si mesmos. Toma uma atitude corajosa, foge dos padrões. Os faz criar e entender o mundo. Com isso passam a seguir suas vocações e não a imposição de seus pais. Ruim o momento em que um aluno ao enfrentar seu pai vai à busca do seu sonho e diante da severidade de seu pai e não encontrando outra solução suicida-se.
A escola pressionada pela sociedade, depois de observar o comportamento dos alunos, decide por a culpa no professor Keating. Mas ele não ficou sozinho, seus alunos entenderam sua posição e não se deixaram levar pela opressão e se uniram ponto em prática o que aprenderam com ele.
O filme detalha a ditadura com precisão, e o comportamento dos docentes em relação a isso é considerável uma vez que são apenas repetidores de conteúdos. Sem em nenhum momento vermos atitude de oposição a não ser com a chegada do professor keating que apesar de ter sido aluno daquela escola, escolhe fazer diferente, utilizando seu conhecimento para modificar a nova geração, acreditando ser uma chance para eles de serem diferentes do que lhes impõem a sociedade.









Com esse filme fica fácil entender o quanto é importante o papel do professor, que como educador deve estimular a formação de cidadãos, críticos, criativos, responsáveis e pensadores para que no futuro, tenhamos uma sociedade com mais igualdade.
Que saibam distinguir o certo e o errado se livrando de problemas que muitas vezes dependem disso.
Nesse tempo onde a tecnologia faz parte das nossas vidas como a internet, por exemplo, o perigo de que valores morais sejam deturpados é grande e o dever do educador é ajudá-los a distingui-los.

Nenhum comentário: