terça-feira, 11 de novembro de 2008

A importância da voz para a comunicação na educação

A importância da voz para a comunicação na educação

Introdução
Compreendemos a necessidade da voz na comunicação e buscamos conhecer um pouco desse instrumento tão utilizado e que ao longo do tempo tem mostrado a importância de identificar problemas e significados na evolução dos meios de comunicação.
Não obstante, entendermos o desenvolvimento de um bom trabalho expositivo, depender de uma boa utilização desse essencial instrumento de comunicação, a voz.
Como por exemplo, a dicção, a sonoridade e outros que aspectos que merecem ser estudados por educadores e outros profissionais que utilizam a voz como ferramenta de trabalho, principalmente para mantê-la saudável.
É preciso contextualizar a importância da voz em nossas vidas, por meio da voz de nossa mãe, temos o primeiro contato com o mundo.
Vigotsky lembra que a criança começa a perceber com profundidade as coisas não só pela visão, mas pela fala, quando ela “extrapola a estrutura natural do campo sensorial”. Esta “função sintetizadora da linguagem verbal é instrumental para que o indivíduo atinja formas mais complexas de percepção cognitiva”.(Vigotsky, L. S. apud www. Revista.cisc.org.Br/2008).

Desenvolvimento
É importante frisar que ao falarmos em comunicação estamos nos referindo a uma iniciativa de se propor vínculos com o outro, de interagir com o outro no sentido de mover alguém a ouvir, a prestar atenção às mensagens que colocamos no mundo.
As práticas apresentadas acima são utilizadas na prática educacional, só que com uma diferença o ouvinte pode responder e até questionar, pelo menos é o que se espera dessa relação, educador/educando. Que resgata a fala, já que esta propõe uma relação mais estreita com este público, as pessoas procuram a conversa, o diálogo, a interação. E estes detalhes surgem quando o educador não se prende a textos pré-produzidos. Voltamos à voz, ao diálogo, à elocução, aos vínculos. Nestes elementos é que está o diferencial.
É triste perceber que poucos profissionais não se dão conta da importância desse meio principalmente, aqueles que saem das faculdades, ainda sem a troca de experiências vinculadas pela voz.
Pergunte às igrejas, aos políticos e aos professores o que significa o poder da voz na comunicação, eles que são dependentes desse instrumento para passar suas mensagens são agentes ideais para deixar claro que bem utilizada, a voz é um instrumento essencial na comunicação e importante principalmente na educação. Essa alquimia de funções da voz pode ser vista como a arma dos doutrinadores eletrônicos que têm o dom da palavra ideológica. Mas, também, pode ser o prêmio daqueles que dedicam a vida profissional ao diálogo e se entregam ao encontro diário com o ouvinte.
O verdadeiro orador não comete o erro de só falar sem levar em conta o interesse do seu público, uma vez que estará lidando com pessoas cujo único ponto em comum seja apenas o assunto exposto por ele. Precisa ter consciência de que tão importante quanto as suas palavras é o destino delas e assim captar a atenção de sua platéia, estabelecendo com os ouvintes uma ligação, uma relação que permitirá que seu discurso surta bom efeito.

Objetivos
Objetivo geral
Realizar atividades com vistas a mostrar a importância da voz na comunicação.

Objetivos específicos
Trabalho com dinâmicas relacionadas à voz.
Atividades de exercícios para um bom uso da voz.

Referencial teórico
Mesmo com a invenção de Guttenberg, que desenvolveu a tipografia, os livros e as primeiras edições de jornais e revistas giravam nas mãos de nobres letrados (que não eram muitos) e do Clero. A letra e a voz, livro de Paul Zumthor, descreve muito bem esta história, apontando que a “literatura” medieval era estruturada para ser dita, falada. Eram textos ditos que lastreavam toda a comunicação social, promoviam os vínculos da cultura.
A situação começa a mudar com a Reforma Protestante e as grandes navegações. A necessidade de fazer com que as pessoas lessem a Bíblia estimulou a alfabetização da população e a intenção de registrar a história das viagens e os interesses econômicos de uma nova classe, os comerciantes vão fazer com que a escrita se fortaleça, surgindo assim, uma tendência a textolatria.
A Revolução Francesa e o Iluminismo são o clímax deste movimento de popularização da informação oficial. A burguesia, a classe média, assume definitivamente as rédeas da sociedade e exige ter acesso aos bens culturais que se disseminam pelo mundo. Estes novos ricos promovem, ainda, a Revolução Industrial e vão investir no aprimoramento dos meios de comunicação para divulgar os produtos que a indústria coloca no mercado. Os jornais e os periódicos se aprimoram ao passo em que há a evolução das aplicações da eletricidade e, com isso, vão surgir “novos” meios de comunicação. Entre eles está o rádio que, como temos conhecimento, veio se estabelecer como mídia de massa ao promover a disseminação de notícias e entretenimento por meio da voz, com a mesma importância mais tarde surge a televisão com sua magia de imagens, não podemos deixar de citar a internet, hoje um meio de comunicação que utiliza-se a escrita, imagens e áudio.

Metodologia
O presente trabalho será realizado em sala de aula, com apresentação expositiva, encenação e participação da turma na realização da dinâmica de exercícios para voz.

Nenhum comentário: