terça-feira, 11 de novembro de 2008

Verificação e Avaliação: o que pratica a escola?

Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola?

Chalina Santana da Silva Nobre
6º período – bacharelado


A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentindo na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu conseqüente projeto de ensino.
No caso que nos interessa, a avaliação subsidia decisões a respeito da aprendizagem dos educandos, tendo em vista garantir a qualidade do resultado que estamos construindo. Assumindo que estamos trabalhando no contexto do projeto educativo, que prioriza o desenvolvimento dos educandos, crianças, jovens e adultos. A partir de um processo de assimilação ativa do legado cultural já produzido pela sociedade: a filosofia , a ciência, a arte, a literatura, os modos de ser e de viver.
Tendo por base a compreensão exposta neste texto, abordaremos a prática da aferição do aproveitamento escolar, utilizando como matriz de abordagem os conceitos de verificação e avaliação.
O esforço ao longo deste texto, é expor os elementos do movimento real na prática escolar, relativos ao tratamento dos resultados da aprendizagem dos alunos, tentando responder a seguinte pergunta: a configuração formada pelos dados da prática escolar, referentes aos resultados da aprendizagem dos educandos, define-se como verificação ou como avaliação?
Na prática da aferição são utilizados três procedimentos sucessivos; medida do aproveitamento escolar; transformação da medida em nota ou conceito; utilização dos resultados identificados.
Medida é uma forma de comparar grandezas, tomando uma como padrão e outra como objeto a ser medido, tendo como resultado a quantidade de vezes que a medida padrão cabe dentro do objeto medido. No caso dos resultados da aprendizagem, os professores utilizam como padrão de medida o “acerto” de questão. E a medida se dá com a contagem dos acertos do educando sobre o conteúdo. A atribuição de pontos às questões, e seus correspondentes acertos, não muda a qualidade da prática; ela continua sendo medida. Precária ou não, importa compreender que, na aferição da aprendizagem, a medida é um ato necessário e, assim, tem sido praticada na escola.
A transformação do estabelecimento de uma equivalência simples entre os acertos ou pontos obtidos pelo educando e um escala, previamente definida, de notas ou conceitos.
Se não há uma tabela oficial na escola, cada professor cria a sua.
Notas e conceitos, em princípio, expressam a qualidade que se atribui à aprendizagem do educando, medida sob forma de acertos ou pontos. A partir daí, basta fazer uma média simples ou ponderada, conforme a decisão, obtendo-se o que seria a média da aprendizagem do educando no bimestre ou semestre letiva.
A opção possível de utilização dos resultados da aprendizagem é a mais rara na escola, pois exige que estejamos, em nossa ação docente, polarizados pela aprendizagem seria o centro de todas as atividades do educador. Contudo, esta não tem sido a nossa conduta habitual de educadores escolares.




COMENTÁRIO DO TEXTO:



A verificação é ação docente mais habitual na escola, conforme as leituras que tenho feito e com o que tenho observado. Porém, não é o que se espera dos educadores que estão compromissados com o processo de aprendizagem do seu educando, que importa mais estabelecer um padrão mínimo de conhecimentos, habilidades e hábitos que o educando deverá adquirir, e não uma média mínima de notas, como ocorre hoje na prática escolar. O mínimo que se espera do educado é que esteja interessado em que o educando aprenda e se desenvolva, a prática da avaliação da aprendizagem, em seu sentido pleno, só se possível na medida em que se estiver efetivamente interessado na aprendizagem do educando.


Porto Velho
10/2008

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